Nota de repúdio - Dia nacional de lutas pela educação
O XV Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, evento organizado pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), com foco na interiorização da pesquisa na graduação em universidades públicas de regiões fora dos circuitos dos grandes centros urbanos, manifesta total apoio AO DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA OS CORTES ORÇAMENTÁRIOS anunciados pelo Governo Federal.
Repudiamos veementemente, mais este ataque econômico do Capital ao ensino superior público brasileiro. O Decreto 12.488, impacta diretamente o acesso e a permanência dos estudantes, assim bem como, precariza ainda mais as condições de trabalho de docentes e técnicos-administrativos.
Ao dar prioridade ao Arcabouço Fiscal, exigência do capital financeiro, o Governo Federal reafirma a política de limitação de investimentos nas áreas educacionais e sociais. Tudo isso, para seguir pagando a Dívida Pública, que, segundo alguns cálculos é algo em torno de R$ 2 Trilhões por ano, cerca de 5,5 bilhões por dia.
Todavia, o debate em torno da realização de uma Auditoria Cidadã da Dívida, coordenada por Maria Lucia Fatorelli, questiona as contradições do pagamento da Dívida Pública por parte do Estado Brasileiro. Estudos apontam que apenas um dia do equivalente em dinheiro pago da Dívida Pública já recomporia à demanda de recursos necessários para o funcionamento das universidades públicas brasileiras.
Engajados na contracorrente dos interesses capitalistas, nós, participantes do XV Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED, desde Serra Talhada, cidade onde nasceu o Cangaceiro Lampião, destacamos a importância de socializarmos a riqueza material concentrada nas mãos de poucos em detrimento de muitos. A vida em sociedade não pode ser o prolongamento das violências de classe, raça, etnia, gênero e diversidade de orientação sexual.
Para nós, Educação é investimento na construção de uma sociedade que almeja emancipar-se da “paixão pela mercadoria”, como nos ensina as palavras da liderança indígena Davi Kopenawa.
Cordialmente,
Coordenação Geral do XV FIPED
Diretoria da AINPGP