EXPERIMENTO RITUALÍSTICO EM CENA A PARTIR DAS NARRATIVAS MITOLÓGICAS AFRICANAS DE IANSÃ/OYÁ

Autores

Palavras-chave:

Iansã/Oyá, Religiões Africanas, Teatro Ritual

Resumo

Este estudo apresenta discussões e experiências atreladas às religiões de matrizes africanas, centrando-se nas narrativas mitológicas de Iansã/Oyá. A pesquisa é oriunda de formações teóricas/práticas e de um experimento de teatro ritual. O objetivo do estudo é compartilhar os conhecimentos de teatro ritual e das narrativas mitológicas de Iansã, apreendidos no âmbito das formações cênicas experienciadas. O estudo é qualitativo, bibliográfico e empírico. Os fundamentos teórico-metodológicos utilizados para a composição da base dissertativa inspiraram-se em autores como Passos (2008), Souza (2015), Haderchpek (2019) e outros que dialogam sobre a temática. Das vivências teatrais/ritualísticas discorridas no contexto das formações, identificamos a relevância das narrativas mitológicas africanas e também do teatro ritual a partir dos seus entrelaçamentos, os quais nos possibilitaram a ampliação de conhecimentos pertinentes para nós, enquanto seres humanos que estamos sempre sujeitos à aprendizagem. Salientamos, por fim, que as vivências formativas nos proporcionaram de forma criativa/crítica, a sensibilização, conscientização e, principalmente, a humanização de nós mesmos para, com e entre os nossos pares, pois somos seres sociais e devemos prezar/lutar pelo direito à liberdade de expressão, à diversidade e, mais ainda, à dignidade da vida, de vivê-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josivando Ferreira da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, (2023). Especialista em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, (2022). Discente do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES. Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, (2019). Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

Aglailton da Silva Bezerra, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando e Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Gestão de Políticas Públicas e Assistente Social pela FATENE. Especialista em Saúde Pública da família e do idoso pela Faculdade Plus. Pós-graduando em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Cearense – UNIC. Graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela UECE. Graduando em Pedagogia pela Universidade de Marília - UNIMAR.

Liliana de Matos Oliveira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE

Professora efetiva do Curso de Licenciatura em Teatro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, e atua também como coordenadora do curso. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI, no Campus Fortaleza. Mestra em Artes Cênicas (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Graduada em Artes Cênicas com Licenciatura em Teatro (2006) e Bacharelado em Interpretação Teatral (2010) pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Técnica em Dança (2002) pela Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Maria Anita Vieira Lustosa Kaczan, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora da Universidade Estadual do Ceará - UECE, da área de Política, Planejamento e Gestão Escolar e da Rede Municipal de Ensino de Caucaia, nas turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, primeiro segmento. Doutora em Educação Brasileira e mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista na área de Supervisão, Orientação e Gestão Educacional pela Instituto Pró-Saber. Graduada em pedagogia pelo Instituto ISEPRO e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Downloads

Publicado

2025-05-27